RESPOSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL

A Empresa SS Móveis, ao longo de sua existência, vem ampliando seus serviços, motivada pelo reconhecimento público e pelo aumento da demanda. Por isso, foi necessário ampliar sua área fabril, instalada no município de Santa Rita, PB.

Pensando em se aproveitar bem mais o terreno, sugerimos a ideia de plantar árvores, tanto em seu entorno quanto em um pequeno bosque, para abrigar espécies nativas da Mata Atlântica. Nesse sentido, foram dados vários passos para efetivar a referida idéia. Inicialmente, solicitou-se da Secretaria do Meio Ambiente do Município de João Pessoa a doação de 50 mudas, através de ofício, com anexo demonstrando a ocupação do solo e a distribuição das mudas. Em contrapartida, a empresa doou estantes para um dos escritórios, sediado no Parque Arruda Câmara.

Em seguida, procedeu-se à demarcação no local, à limpeza e à preparação do solo, adquiriu-se o equipamento para irrigação e foi feita uma parceria com o CEFEC, para selecionar crianças que, no dia do evento de lançamento, plantaram as mudas e acompanharão o crescimento das árvores, como atividade de educação ambiental e exercício de cidadania.

Curso de Marcenaria

Como responsabilidade social, a empresa mantém uma parceria com o Centro de Formação Educativo Comunitário – CEFEC, entidade sem fins lucrativos, cujas principais ações, junto ao Centro, destacam-se a implantação do curso de Marcenaria, oferecendo oportunidade de trabalho aos jovens carentes de uma comunidade local, com a finalidade de formar profissionais que possam adentrar no mercado de trabalho, inclusive sendo efetivados na SS Móveis.

Plantio no Bosque Maria José dos Santos Pereira

O Bosque Maria José dos Santos Pereira, uma homenagem à mãe do proprietário da SS Móveis, tem, na entrada, uma pequena gruta, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima e placas que indicam o nome popular e científico de cada árvore plantada.

PRODUTIVIDADE COM RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A madeira proveniente de florestas manejadas é retirada através de um planejamento cuidadoso e com utilização de técnicas de exploração de baixo impacto. No plano deste manejo se decide, por exemplo, quais árvores serão cortadas, quais ficarão para assegurar a regeneração da floresta, como as árvores serão derrubadas e de que forma as toras serão removidas do local de forma que todo o processo cause o menor impacto possível ao meio ambiente.

A qualidade ecologicamente correta pode ser encontrada em cada material utilizado pela empresa.

Toda madeira utilizada na fabricação de nossos móveis é extraída de florestas manejadas.
Não há, portanto, desmatamento desordenado.

MDF

O MDF (Fibra de Média Densidade) é fabricado a partir de fibras de madeira (pinus e eucalipto) proveniente de reflorestamentos. Prensado com resinas sintéticas que lhe conferem maior resistência mecânica, é hoje a madeira mais utilizada na fabricação de móveis planejados no Brasil.

Revestimento BP

O revestimento BP é uma lâmina composta pela fusão de celulose e resinas termoestáveis, proporcionando maior resistência e durabilidade aos móveis. Além disso, este revestimento possui tratamento antimicrobiano, proporcionando a ausência de bactérias e fungos prejudiciais à saúde e ao meio-ambiente.

Acessórios

Os acessórios comercializados pela SS Móveis também são fabricados por empresas ecologicamente sustentáveis, o que garante e comprova toda a nossa responsabilidade ambiental.

Com o cuidado ambiental e consciência ecológica, a empresa reutiliza todos materiais excedentes. Uma grande parte dos resíduos são destinados aos cursos de marcenaria e artesanato oferecidos pelo CEFEC. As sobras menores são trituradas e comercializadas junto com o pó para uma olaria onde são utilizados como combustível para o cozimento de telhas e tijolos.

O Centro de Formação Educativo Comunitário (CEFEC) promove atendimentos educativos, sociais, preventivos e Profissionais a crianças, adolescentes, Jovens e adultos em situação de risco e vulnerabilidade social. O Centro já atendeu aproximadamente 10.000 (dez mil) crianças, adolescentes, jovens e famílias, bem como promoveu a formação de diversos educadores sociais, tornando-se assim, um núcleo necessário à promoção da comunidade. Surgiu a partir da necessidade de dar uma resposta contra a violência, abuso e exploração sexual, exploração do trabalho infantil, entre outros fatores que vem de contra os princípios humanos e tem por finalidade a Promoção e Defesa da vida.
Irmã Antonietta Defranceso
In Memoriam

Centro de Formação Educativo Comunitário

A ESSANTO apoia essa causa humanitária

×